five-HTP: o que e, para que provide e como tomar

Manuel Reis
Enfermeiro
Outubro 2020

Como e produzido
Para que serve
Como tomar
Efeitos colaterais
Contraindicacoes

O five-HTP, tambem conhecido como 5-hidroxitriptofano, e um tipo de aminoacido que e naturalmente produzido pelo corpo e que e utilizado no processo de producao da serotonina, um importante neurotransmissor que facilita a transmissao dos sinais eletricos entre as celulas nervosas e que contribui para o bom humor.

Assim, quando os niveis de five-HTP estao muito baixos, o organismo nao consegue produzir serotonina em quantidade suficiente e isso aumenta o risco de a pessoa acabar desenvolvendo varios tipos de transtornos psicologicos, especialmente ansiedade, depressao ou problemas para dormir, por exemplo.

Dessa forma, a suplementacao com 5-HTP tem sido cada vez mais utilizada, como forma de tentar aumentar a producao de serotonina e facilitar o tratamento de alguns transtornos psicologicos mais comuns.
five-HTP: o que e, para que serve e como tomar
Como e produzido o five-HTP

Apos varios estudos, os investigadores descobriram que o 5-HTP tambem esta presente num tipo de planta africana, alem do corpo humano. O nome dessa planta e Griffonia simplicifolia e o 5-HTP utilizado para fazer as capsulas de suplemento, vendidas em algumas farmacias e lojas de produtos naturais, e retirado das suas sementes.
Para que provide

Ainda nao se conhece ao certo todos os efeitos do 5-HTP no corpo, no entanto, varios estudos estao indicando que pode ser util para ajudar no tratamento de varias condicoes, como:
one. Depressao

Varios estudos, feitos com doses entre os 150 e 3000 mg de suplementacao diaria de 5-HTP, comprovam um efeito positivo sobre os sintomas da depressao, que parecem melhorar apos 3 ou four semanas de tratamento continuo com este suplemento.
2. Ansiedade

Ainda nao existem muitos resultados sobre o uso do 5-HTP para tratar casos de ansiedade, no entanto, algumas investigacoes afirmam que doses baixas de fifty a 150 mg, por dia, podem ajudar a manter a ansiedade mais controlada.
three. Obesidade

Estudos recentes tem demonstrado que a suplementacao normal com five-HTP pode ajudar pessoas com obesidade ou excesso de peso, ja que a substancia parece ajudar a regular triptofano engorda o apetite, aumentando a sensacao de saciedade.
4. Problemas de sono

Embora existam poucos estudos feitos em humanos, investigacoes em animais tem mostrado que o five-HTP pode ajudar a dormir mais facilmente e ate ter uma melhor qualidade de sono. Isso possivelmente podera ser explicado pelo fato de, ao aumentar os niveis de serotonina, o five-HTP tambem contribui para uma maior producao de melatonina, o principal hormonio responsavel por typical o sono.
five. Fibromialgia

Tem sido feitos varios estudos para tentar entender a relacao entre os niveis de five-HTP no organismo e a dor cronica. A maior parte desses estudos foram feitos em pessoas com fibromialgia, que pareceram ter uma ligeira melhora dos sintomas. No entanto, esses estudos sao muito antigos e precisam ser melhor comprovados.
Como tomar 5-HTP

O uso de 5-HTP deve ser sempre orientado por um medico ou outro profissional de saude com conhecimento em suplementacao, ja que pode variar de acordo com o problema a tratar, assim como o historico de saude da pessoa.

Alem disso, nao existe uma dose recomendada de ingestao de five-HTP, sendo que a maior parte dos profissionais aconselha doses entre os fifty e 300 mg por dia, iniciando-se com doses de 25 mg que vao sendo aumentadas gradualmente.
Possiveis efeitos colaterais

Embora seja um suplemento pure, o uso continuo e mal orientado de 5-HTP pode agravar triptofano os sintomas de algumas condicoes, como deficit de atencao e hiperatividade, depressao, transtorno de ansiedade generalizada ou doenca de Parkinson, por exemplo.

Isso acontece porque, enquanto aumenta a producao de serotonina, o 5-HTP tambem pode reduzir a concentracao de outros neurotransmissores importantes.

Outros efeitos mais imediatos podem incluir nauseas, vomitos, acidez, dor de barriga, diarreia e tonturas. Caso surjam, deve-se interromper a suplementacao e consultar o medico que esta fazendo a orientacao.
Quem nao deve tomar

Nao deve ser usado em casos de insuficiencia renal cronica, gravidas e em menores de 18 anos, especialmente se nao existir qualquer tipo de orientacao medica.

Alem disso, o five-HTP nao deve ser utilizado em pessoas que fazem uso de antidepressivos, ja que podem aumentar de forma excessiva os niveis de serotonina e causar serios efeitos secundarios, sendo alguns dos medicamentos: citalopram, duloxetina, venlafaxina, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, tramadol, sertralina, trazodona, amitriptilina, buspirona, ciclobenzaprina, fentanila, entre outros. Por isso, caso a pessoa tome algum medicamento, e importante consultar o medico antes de iniciar o uso do suplemento five-HTP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *